sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sacissauro


O sacissauro (Sacisaurus agudoensis) foi um dinossauro ornitísquio que viveu no sul do Brasil há 220 milhões de anos, no período Triássico.O sacissaurus tinha 1,5 m de comprimento e 70 cm de altura. Suas pernas longas e fortes indicam que ele era um animal veloz. Segundo o paleontólogo Jorge Ferigolo, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, os maiores dentes da espécie mediam 3 mm.A mandíbula bem conservada indica que o sacissauro possuía uma boca especializada em mastigação de plantas, o que caracteriza uma alimentação herbívora.

Maxakalisaurus topai


O animal tinha aproximadamente 13 metros de comprimento e pesava cerca de 9 toneladas. Ele pertence ao grupo dos titanossauros, que engloba algumas das formas terrestres mais gigantescas que já viveram na face do nosso planeta.
A espécie foi identificada em fósseis encontrados na região da Serra da Boa Vista, no Triângulo Mineiro, em rochas pertencentes à Formação Adamantina (Grupo Bauru), com idade estimada em cerca de 80 milhões de anos. Naquela região, vestígios de dinossauros haviam sido encontrados há mais de dez anos em uma rodovia, a aproximadamente 45 km da cidade de Prata, no Triângulo Mineiro.

Guaibassauro


Guaibassauro (Guaibasaurus candelariai), é uma espécie de dinossauro que se alimentava de pequenos animais. O primeiro foi coletado na cidade de Candelária, Rio Grande do Sul, no geoparque da Paleorrota. Foi coletado na Formação Caturrita.

Tinha aprox. 1,8 metros e 75 kg de peso.Sua epoca era o Triássico Superior (aprox. 225 milhões de anos).

Baurutitan britoi


Baurutitan britoi refere-se à formação geológica de Bauru, à qual pertence a região de Peirópolis, e homenageia também o professor Ignacio Machado Brito (1938-2001), outro grande estudioso de fósseis no país.Baurutitan foi um dinossauro que apareceu no final do Cretáceo Período.Ele era herbívoro e crescia até 79 metros de comprimento.
Media cerca de 12 metros de comprimento e quatro de altura, além de pesar 30 toneladas.

Saturnalia tupiniquim



Saturnalia é a denominação de um dinossauro encontrado no Brasil pelo cientista Max Langer. Foi um dos mais antigos dinossauros encontrados até hoje, tendo vivido entre 227.4 a 220.7 milhões de anos atras, no periodo triássico. Ele tinha cerca de 2 metros de comprimento e 50 kg de peso.

O Saturnalia foi descoberto no Rio Grande do Sul, no Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa, região da paleorrota(O geoparque da Paleorrota (Paleoroute em inglês) ou Rota Paleontológica está situado no centro do estado do Rio Grande do Sul no Brasil, cuja área contém diversos fósseis do tempo em que havia apenas o continente Pangeia. Principal área de Geoturismo do estado). Depois, recebeu um nome em 1999 com um nome em guarani. Mais tarde foram descobertos outros dois exemplares fósseis, incluindo uma mandíbula e um dente, que já haviam sido encontrados.

Trigonosaurus pricei


O Trigonosaurus pricei é uma espécie fóssil encontrada em no bairro de Peirópolis, na cidade mineira de Uberaba.Trigonosaurus pricei pertence ao grupo dos titanossauros,era herbívoro e media cerca de 12 metros de comprimento e quatro de altura, além de pesar 30 toneladas. Andava em bandos e habitava, provavelmente, a região que se estende desde a região de Minas Gerais até a Bolívia, passando por São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Exatamente nessa área também habitava o Pycnonemosaurus, um dinossauro já descrito pelos cientistas brasileiros, que possivelmente era o predador desse herbívoro.

Gondwanatitan faustoi


O gondwanatitan (Gondwanatitan faustoi), que significa "titã de Gondwana" foi um grande saurópode que, da Antártida, acabou passando para o Brasil, mas seus fósseis não foram muito bem preservados. Viveram no final do Cretáceo. Viviam em manadas, tinham dentes tipo caneta e cauda chicote como proteção. Seu comprimento era de 15 metros, mas podia chegar a 40 metros.

Estauricossauro


O estauricossauro (Staurikossaurus pricei, do grego "lagarto cruzeiro do sul") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e semi-bípede que viveu durante o período Triássico, tendo sido, inclusive, uma das primeiras espécies de dinossauros. Media em torno de 2 metros de comprimento e pesava cerca de 30 quilogramas.

O Estauricossauro foi por muito tempo tido como o primeiro dinossauro brasileiro e foi coletado pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, em 1936, no geoparque da paleorrota. Atualmente, considera-se o primeiro dinossauro brasileiro e de todo o mundo o ULBRA PVT016.

O estauricossauro viveu na América do Sul e os seus restos foram encontrados no Brasil ou, mais específicamente no Sítio Paleontológico Jazigo Cinco, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A nomeação oficial da espécie foi feita por Edwin Harris Colbert em 1970. É um dos mais antigo Saurischia já escavado.

Antarctossauro


O antarctossauro (Antarctosaurus brasiliensis) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media algo entre 20 e 40 metros de comprimento e pesava entre 35 e 60 toneladas.

O antarctossauro viveu na América do Sul ou mais especificamente nas regiões que formam hoje o Brasil. Outra espécie do gênero, o Antarctosaurus wichmannianus, viveu na Argentina, no Chile e no Uruguai.

Unaissauro


O unaissauro (Unaysaurus tolentinoi, que significa "lagarto de Água Negra") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu durante o Período Triássico. Media 2,5 metros de comprimento, tinha 70 centímetros de altura e pesava cerca de 70 quilogramas.

O unaissauro foi descoberto no Brasil, ou mais precisamente no distrito Sítio Paleontológico de Água Negra, em São Martinho da Serra, no Rio Grande do Sul, na região da paleorrota.

Amazonssauro


O amazonssauro (Amazonsaurus maranhensis) foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 13 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.

O amazonssauro viveu na América do Sul e foi descoberto na região norte do Brasil, ou, como o próprio nome do dinossauro indica, na região amazônica. Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no estado do Maranhão.

O amazonssauro é um saurópode pequeno, com um arranjo característico de processos ósseos nas vértebras encontradas. Segundo os paleontólogos que o descobriram, este saurópode vivia em pequenos bandos a fim de se proteger dos predadores. O achado deste herbívoro quadrúpede é congruente com a concomitância de faunas entre o norte de África e a América do Sul.

Titanossauro


O titanossauro (Titanosaurus indicus, do latim "lagarto titânico") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, entre 83 e 65 milhões de anos atrás na região da Índia. Foi identificado em 1877 pelo paleontólogo Richard Lydekker. Media em torno de 15 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava cerca de 10 toneladas.

Tinha estreita relação com o Argentinossauro e provavelmente originou-se dos dinossauros que viajaram da América do Sul ao oriente através da África, numa época em que os continentes estavam fisicamente unidos.

Toda uma família de gigantes do período Cretáceo (titanossaurídeos) foi nomeada a partir desse dinossauro, muito embora poucas ossadas de Titanossauro tenham sido descobertas.

Santanaraptor placidus


O Santanaraptor (Santanaraptor placidus, em latim Predador de Santana) foi um dinossauro terópode (carnívoro), bípede e de tamanho modesto que viveu há cerca de 110 milhões de anos no nordeste do Brasil, mais precisamente na formação Santana, Bacia do Araripe (CE).

O fóssil encontrado media 1,6 metros pertencia a um jovem dinossauro. Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. Apesar de pequeno, o dinossauro seria um grande predador, ágil e veloz.

A descoberta de seu fóssil foi uma das mais importantes do Brasil pois foram encontrados tecidos moles, tais como músculos e vasos sanguíneos preservados de tal maneira que estão dentre os mais bem preservados do mundo, pois conservam sua estrutura tridimensional. O material descoberto reúne sobretudo a parte posterior do esqueleto e da cauda, membros posteriores e parte da pélvis (bacia).

Como estudos preliminares indicam o parentesco com o famoso Tyrannosaurus rex, foi baseado neste grupo de dinossauros Tyrannoraptora que a equipe do Museu Nacional inspirou-se para reconstituir o crânio do Santanaraptor.

O fóssil foi encontrado e identificado pela equipe do setor de Paleovertebrados do Museu Nacional da UFRJ, chefiada pelo paleontólogo Alexander Kellner.

Pycnonemosaurus


O Pycnonemosaurus (Pycnonemosaurus nevesi Kellner & Campos, 2002) era um terópode carnívoro da família Abelisauridae. Foi encontrado no Brasil, Mato Grosso e viveu durante o Cretáceo superior. Os fósseis encontrados são apenas fragmentos: cinco dentes incompletos, partes de sete vértebras caudais, a parte distal de um púbis direito, uma tíbia direita e a articulação distal da fíbula direita.Pode ter tido entre 3-4 metros de altura-, 6-7 metros de comprimento e cerca de 2 toneladas.
Provavelmente um de suas presas era o Trigonosarus pricei.

Angaturama Limai


Angaturama limai foi um Spinosauridae de porte médio que viveu no cretáceo inferior, a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará. Caracteriza-se pelo focinho longo, patas posteriores impressionantemente bem desenvolvidas - que são as características da família - e por ter as narinas bem a frente dos olhos e uma protumberância, crista, na frente da cabeça, assim como nas aves.Não se sabe se ele possuía ou não uma vela nas costas, como a de seu parente Espinossauro, já que apenas foram descobertos ossos do crânio do animal. Possuia uma crista na ponta do crânio, e suas narinas ficavam exatamente a frente dos olhos, como nas aves.

Adamantinosaurus


Adamantisaurus (lagarto de Adamantina) é um gênero de dinossauros saurópodes titanossáurios do cretáceo superiorno que é agora a América do Sul.

Seu nome refere-se à formação geológica na qual foi encontrado (Formação Adamantina). Trata-se de um dinossauro que viveu no Cretáceo Superior e pertence à família dos grandes dinossauros saurópodes. Ate agora so foram achadas seis vertebras da cauca, mas como é um sauropode pode-se presumir que este dinossauro era um animal muito grande com um longo pescoço e cauda. Ele pode ter sido blindado, mas até mais material é descoberto, a sua aparência exata permanecerá um mistério.


Como muitos titanosaurians, Adamantisaurus é incompletamente conhecidos, tornando a sua exacta relacionamentos difíceis de estabelecer. However, similarities have been noted with Aeolosaurus and the Bauru Group titanosaurian formerly known as the "Peiropolis titanosaur", now called Trigonosaurus (Santucci & Bertini, 2006). No entanto, tem sido notado semelhanças com Aeolosaurus e do Grupo Bauru titanosaurian anteriormente conhecido como o "Peirópolis titanosaur", agora chamado Trigonosaurus (Santucci & Bertini, 2006).

Abelissauro


O abelissauro (Abelisaurus comahuensis, do grego "lagarto de Abel") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, há cerca de 74 milhões de anos. Media cerca de 3 metros de altura, 7 metros de comprimento e pesava entre 1,5 e 2,5 toneladas. Foi, em seu tempo, um dos maiores predadores da América do Sul.

Ele foi primeiramente encontrado na Argentina em 1985, e depois no Brasil(que merda! os argentinos acharam primeiro).

DINOSSAUROS BRASILEIROS

Bem, decidi criar este blog para falar sobre dinossauros brasileiros, porque não é facil achar locais que falem sobre dinossauros brasileiros. Tambem decidi fazer isso porque sao pouco conhecidos e as pessoas deveriam saber não so do tiranossauro-rex, mas tambem do produto brasileiro.